domingo, 31 de janeiro de 2010

"Samu é conivente com transferências inter-hospitalares irregulares", diz promotora

Iara Pinheiro afirma ter presenciado uma unidade do Samu levando um paciente ambulatorial ao Walfredo Gurgel.
Por Melina França
"As unidades do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) são coniventes com transferências inter-hospitalares irregulares". Essas são as palavras da promotora de saúde, Iara Pinheiro, que presenciou, em sua visita ao Walfredo Gurgel na última quarta (27), unidades móveis do Samu levando pacientes ambulatoriais ao hospital.
Na próxima quarta-feira (3), a promotora terá uma reunião com a direção do Samu para tratar do assunto. “O Samu é quem deveria fiscalizar essas transferências, mas vemos que ele próprio não age como deveria”, critica a promotora.
O Walfredo Gurgel atende pacientes crônicos, com quadro clínico grave, em estado de urgência e que precisam de intervenção cirúrgica ou internação nas unidades de tratamento intensivo (UTI).
A promotora relata ainda o descaso das demais ambulâncias com os pacientes. Iara Pinheiro também testemunhou uma unidade do município de Monte Alegre que deixou um paciente suspeito de infarto no hospital sem prestar a assistência devida.
“Ele saiu andando da ambulância, acompanhado apenas de um familiar. Um paciente nesta situação deveria ter sido transportado em uma maca, com o auxílio de enfermeiros”, afirma. Segundo a promotora, a situação é recorrente no hospital.
“A transferência não regularizada é um grande gargalo, mas esperamos resolvê-lo”, acrescenta. A visita de Iara Pinheiro ao Walfredo Gurgel na última quarta-feira tinha como objetivo fiscalizar a retirada dos pacientes dos corredores do hospital.
Segundo ela, um dos agravantes para a superlotação era o atendimento de pacientes ambulatoriais, o que não deveria acontecer no centro de saúde.
Fonte: Site no minuto - Publicado: Sexta-feira, 29/01/2010 às 17h08

Nenhum comentário:

Postar um comentário